top of page

#PapodeGarotas Porque devo guardar meu corção? #3


Bom dia! Princesas do Senhor! <3'

Como foi o final de semana de vocês?

Espero que tenho sido, mega ultra abençoado! ... A seguir, veremos mais #3 da nossa série #PapodeGarotas! <3'

 

''Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 ''

Primeiramente, vamos relembrar alguns de nossos estudos para podemos discernir com mais clareza esse nosso tópico #3.

Vimos a importância de conhecermos o nosso corpo, nossas limitações e qualidades, vimos a necessidade de nos santificar e nos cuidar, pois sabemos que somos templos de habitação do Espirito Santo.

Destarte, estudamos sobre o porque de nos guardamos até o casamento, pois se somos templos de Deus, sabemos o qual precioso é nosso corpo, pureza e santidade, descobrimos que quando esperamos em Deus, estamos declarando a nossa confiança N'Aquele, em que nos fez a promessa de nos dar do bom e do melhor que é o centro da sua vontade e com isso adquirimos um amor pra vida inteira.

E hoje, intenderemos (bom, eu espero que eu possa transmitir um pouco de conhecimento para que vocês entendam), que de todas as coisas são procedentes do nosso coração: nossos desejos, sonhos, vontades, paixões etc... , por isso devemos guardá-lo, ou melhor dar a Deus total entrega, para que Ele cuide.

Nos dias de hoje, estamos vivendo uma experiência de total insegurança, e diante da constatação deste fato, é comum que procuremos guardar em segurança tudo aquilo que nos é precioso.

Guardar é o mesmo que preservar, proteger e defender. Não é em qualquer lugar em que guardamos algo muito valioso para nós, ele é preservado e colocado em 7 chaves, e damos liberdade de olhá-lo ou pegá-lo se tivermos total confiança na pessoa em que estamos compartilhando esse algo. E o Senhor nos ensina a guardar o nosso coração:

Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração Provérbios 4:20,21

Agora eu te convido a tornarmos este conselho de Deus um pouco mais prático pra nós, ou seja, quanto ao coração:

1º - DO QUE DEVEMOS GUARDÁ-LO? A- DA COBIÇA QUE É GERADA PELO ENGANO. (Jr.17:9,10 e Tg.1:14,15 “9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.) A cobiça é mãe de todos os pecados. Cobiça é o sentimento que gera o desejo desenfreado de obtermos algo que não nos pertence. O texto nos diz que ela é concebida no coração e que depois de gerada dá a luz ao pecado. É como num processo de gestação qualquer. Uma vez concebido vai culminar com o nascimento, que nesse caso, é a realidade do pecado. Veja o que Jesus nos diz em Mt.15:18,19: “18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Ele quer que saibamos que um coração contaminado pela cobiça gera todos estes tipos de pecados e muito mais. Daí a necessidade de guardarmos os nossos corações. Guardarmos do seu próprio engano e corrupção que são resultados do pecado original que habita em cada um de nós. B- DA SUA DUREZA NATURAL– (Hb.3:7,8 e Ez.11:19,20 “7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto. 19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem”) Nestes textos aprendemos que o nosso coração é duro por natureza, mas que cabe a nós permitirmos que Deus através de sua palavra e amor o amoleça para que possamos entender e obedecer a sua vontade. 2º - DE QUE FORMA PODEMOS GUARDÁ-LO? A- DANDO OUVIDOS À VOZ E ATENTANDO PARA OS ENSINAMENTOS DO SENHOR. (Pv.4:20,21) Quanto aos ensinamentos do Senhor, um coração bem guardado com estes ensinamentos é fruto de olhos voltados constantemente para a leitura da palavra, de ouvidos bem atentos a voz de Deus (Estudos Bíblicos e Mensagens) e de tudo aquilo que é retido, armazenado dentro dele.

B- VIGIANDO E PROTEGENDO-O DOS ATAQUES EXTERNOS- A proteção do nosso coração está diretamente associada com as coisas que priorizamos em nosso dia-a-dia. Se permitirmos que o nosso coração seja o tempo todo bombardeado por coisas ruins através da TV, Internet, e outras fontes de coisas profanas, sua proteção estará totalmente comprometida. Isso seria o mesmo que contratarmos um vigia que dorme a noite inteira. A palavra chave é VIGIAR.

C- PREENCHENDO-O COM COISAS BOAS (Lc.6:45 “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”). Só Deus pode criar em nós um coração puro e cheio de coisas boas. (Sl.51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.)

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE TER UM CORAÇÃO GUARDADO EM DEUS E POR DEUS? A- A CERTEZA DA VIDA ETERNA – Mt.5:18 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

B- A PROMESSA DAS BÊNÇÃOS DO SENHOR - Sl.24:4,5 “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. 5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação”.

C- A VITÓRIA SOBRE O PECADO – Sl.119.11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

CRÉDITOS: http://pantonioramos.blogspot.com.br/2013/11/guarda-o-teu-coracao.html

 

A PAZ DO SENHOR AMADAS PRINCESAS DE DEUS!

QUE VOCÊS POSSAM GUARDAR ESSAS PALAVRAS EM SEUS CORAÇÕES E VIVER MUITO MAIS OS PLANOS DE DEUS PARA SUAS VIDAS.

ATÉ O PRÓXIMO POST! #4

ATENÇÃO: SE ISSO FOR EDIFICANTE EM SUA VIDA, DEIXE UM COMENTÁRIO!

PARA EU SABER QUE VOCÊ ESTÁ ACOMPANHANDO E PODER ESTAR ORANDO POR SUA VIDA!

ABRAÇOS.

LÚ.

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean
bottom of page